Residência Artística
A Christal Galeria de Artes aposta em um projeto experimental de fomento e produção artística, por meio de um programa de Residência Artística, que no horizonte maior de abrangência conversa com uma das missões da Galeria que é a de apresentar e fortalecer a trajetória de artistas residentes em Pernambuco e no âmbito nacional. Nesse sentido a proposta que vem ao público é o de criar um espaço/tempo para artistas contemporâneos viverem uma experiencia de errância, encontros e deambulações no território onde a Galeria se fixa, ou seja o Pina e suas extensões. Um desejo que perpassa esse programa é o de construção de espaços de diálogos, conversas entre a Galeria, os (as) artistas em Residência e o entorno, com toda sua história, memorias, diversidades e corpos dissonantes. Juntar as sensorialidades, as sonoridades, os tempos, os modos de viver, de fazer e os corpos existentes e pulsantes nesse território hibrido do Pina e suas conexões - por exemplo com Brasília Teimosa – é o que move o Programa de residência que a Christal Galeria de Artes deseja.
Ademais, com o objetivo de fomentar e divulgar a produção artística local e criar espaço para a interlocução entre diversos agentes sociais do território a Christal Galeria convida artistas a explorarem outros olhares sobre os múltiplos significados do termo “território” como um solo movediço e fértil de criação e troca, abrindo suas portas para a experimentação e desenvolvimento de pesquisas atravessadas por múltiplas camadas históricas e por todas as suas potências de transformação, por meio da arte.
Durante o processo de formação, um/a curador/a convidado/a participará da residência, acompanhando o desenvolvimento do trabalho/ pesquisa do/a/e artista durante a residência, além de compartilhamentos processuais com a realização de uma conversa aberta ao público, junto aos artistas, ou sobre tema pertinente à comunidade artística local, assim como encontros com articuladores do “território vizinho”, parceiros, colaboradores de projetos em atividade, para ações e ativações da residência. Com efeito, o sentido de ativação, movência, trocas de saberes e encontros se fundem na perspectiva de alargarmos nossos olhares para o entorno e para os pressupostos estabelecidos no campos da pesquisa em artes visuais.