
Exposição Identidade Matriz
A exposição coletiva Identidade Matriz fez a abertura da Christal Galeria em 28 de janeiro de 2021, trazendo para Recife, em Pernambuco, uma alternativa cultural no universo das Artes.
Explorando o sentido linguístico de Identidade como a igualdade de um elemento em relação a ele próprio e Matriz como lugar onde alguma coisa se gera ou se cria, a exposição coletiva dirige para a cena local nomes de artistas mulheres que atuam no cenário regional e nacional, de Norte a Sul do Brasil.
Tendo como partida o “Auto-retrato” de Tereza Costa Rêgo (artista recém falecida em 2020 e nossa homenageada) apresentaremos marcas e particularidades presentes nas produções selecionadas que passam pelo lugar de fala, gênero, representatividade e engajamento político, temas tão fundamentais na obra e trajetória de Tereza.
Seguindo por essa perspectiva, queremos repercutir a visibilidade da expressão feminina no universo das Artes Visuais, trazendo artistas cujas obras dialoguem entre si por suas experiências de protagonistas em suas expressões e territórios do criar.
Assim, Identidade Matriz reúne obras de diversas linguagens, cujo enlace curatorial está marcado pela história, trajetória e pelo repertório das artistas selecionadas. Sentimos que, ao reunir expressões variadas (de artistas de origens e idades diferentes), apresentaremos um conjunto que dialoga a partir da potência dos assuntos que desenvolvem e o percurso que representam como mulheres.
A exposição irá para ocupar os 300mt² de espaços internos e as áreas externas da galeria, salientando o espaço da galeria como um território e lugar de união, visto como uma espécie de fonte que gera e cria esta ligação entre diferentes contextos.
Assim, a galeria idealizada por Christiana Asfora, deseja atuar como vértice da produção cultural na cena das Artes Visuais, reunindo em exposições temporárias nomes que representam o território nacional, numa confluência que dê ao Recife o papel de fomentador das Artes na região Norte-Nordeste do país.
Artistas participantes da Exposição Identidade Matriz:
Ana Flávia Mendonça, Badida Campos, Berna Reale, Christina Machado, Ianah Maia, Juliana Notari, Laura Melo, Náiade Lins, Nathê Ferreira, Priscila Lins, Regina Silveira, Roberta Guimarães e Tereza Costa Rêgo (in memoriam).
Curadoria: Stella Mendes e Laurindo Pontes
Visitação: de 28 de janeiro a 29 de maio de 2021